Na agroindústria, a saúde e o desempenho animal são fatores cruciais que determinam o sucesso da produção. Neste contexto, as micotoxinas, metabólitos tóxicos produzidos por fungos, apresentam um desafio significativo devido aos seus efeitos adversos na saúde e desempenho animal. As micotoxinas causam danos ao organismo, como alteração da integridade intestinal, estresse oxidativo celular e danos ao fígado, entre outros. Além disso, a situação atual de mudanças nos padrões climáticos globais aumenta a ocorrência de micotoxinas nas culturas e, como consequência, espera-se um impacto crescente na saúde animal e humana (Liu e Van der Fels-Klerx, 2021). Portanto, a gestão integral do risco apresentado pelas micotoxinas é de grande relevância para proteger a saúde animal e pública, bem como a sustentabilidade das operações agrícolas.
As micotoxinas afetam diversos sistemas biológicos dos animais, comprometendo sua saúde e produtividade. Contudo, o problema mais grave não está associado a episódios clínicos graves de micotoxicoses causados pela ingestão de alimentos contaminados com níveis críticos de micotoxinas; mas sim, à exposição prolongada a baixas doses de micotoxinas, que provocam alterações metabólicas crônicas que resultam na queda de desempenho zootécnico (Bryden, 2012). Vários estudos demonstraram que estas substâncias tóxicas podem afetar a integridade intestinal, aumentar a permeabilidade intestinal e enfraquecer a função imunitária, deixando os animais mais vulneráveis às doenças e distúrbios. Além disso, as micotoxinas induzem estresse oxidativo, causando danos celulares, inflamação e alterações na função hepática (Yang et al., 2020).
Para fazer face ao risco apresentado pelas micotoxinas na alimentação animal, existem atualmente diferentes abordagens: a redução da bioviabilidade das toxinas com agentes sequestrantes, a degradação das toxinas em metabolitos menos tóxicos e a utilização de substâncias que reduzam significativamente os efeitos nocivos das micotoxinas (antioxidantes, agentes imunoestimulantes, anti-inflamatórios…) (EFSA, 2009). Esta última categoria de compostos com funções de melhoria do metabolismo é eficientemente complementada por outras estratégias, como o controle por adsorção. Apesar da utilização de aditivos com alta eficiência na captação de micotoxinas, não é possível garantir a eliminação completa, ou seja, é provável que uma parte das micotoxinas permaneça após o tratamento. Neste cenário, produtos bioprotetores, como extratos vegetais antioxidantes, que reforçam a saúde animal, oferecem o suporte necessário para neutralizar os efeitos adversos das micotoxinas residuais, especialmente em situações de estresse onde o animal está mais vulnerável (Makhuvele et al., 2020).
Para neutralizar os efeitos nocivos das micotoxinas e promover a saúde animal, é apresentado BIŌNTE® QUIMITŌX® LIVŌX, uma solução líquida composta por extratos naturais de uva e azeitona com elevada capacidade antioxidante, hepatoprotetora e anti-inflamatória.
BIŌNTE® QUIMITŌX® LIVŌX® foi projetado especificamente para enfrentar os desafios apresentados pelas micotoxinas e promover a saúde animal de forma holística. Ingredientes fitogênicos selecionados, como extrato de uva e extrato de azeitona, demonstraram propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que contribuem para reduzir os efeitos negativos das micotoxinas (Abdel-Moneim et al., 2020). Seus benefícios incluem suporte na manutenção da integridade do epitélio intestinal, fortalecendo a barreira contra a entrada de toxinas e patógenos, promovendo a funcionalidade digestiva. Além disso, devido à elevada ação antioxidante dos seus componentes fitogênicos, neutraliza o estresse oxidativo induzido pelas micotoxinas, protegendo assim as células e tecidos. Além disso, desintoxica e protege o fígado, órgão essencial na função metabólica (Taranu et al., 2019).
Foi realizado um estudo in vitro para avaliar o potencial antioxidante de diferentes extratos naturais utilizando a metodologia da capacidade antioxidante redutora férrica (FRAP) segundo López (2016) e Trujillo (2019). Os resultados do estudo demonstram uma elevada atividade antioxidante dos extratos naturais presentes no BIŌNTE® QUIMITŌX® LIVŌX®, especialmente para o extrato de uva, com um desempenho de 2100% em comparação com o controle BHT (ver figura 1).
Devido à relevância crítica do pH na água potável dos animais, foi estudado o efeito do BIŌNTE® QUIMITŌX® LIVŌX® na acidez da água potável. A maioria dos microrganismos patogênicos cresce em pH na faixa de 5 e 8. Portanto, produtos ácidos apresentam menor risco de contaminação microbiológica e podem até ter função conservante em matrizes como água potável ou ração (Aconsa, 2021). Por este motivo, foi realizado um estudo in vitro sobre a capacidade de modificar o pH da água potável em diferentes dosagens em condições de água de dureza controlada. A Figura 2 mostra os resultados do estudo em que o produto demonstra capacidade de reduzir o pH sob diferentes condições. Essa característica é fundamental, pois o pH ácido impede o crescimento de microrganismos patogênicos e a produção de micotoxinas pelos fungos.
Consequentemente, a inclusão do BIŌNTE® QUIMITŌX® LIVŌX® demonstra uma melhoria na qualidade da água potável dos animais.
BIŌNTE® QUIMITŌX® LIVŌX® é recomendado para situações de estresse em animais, como estresse nutricional, ambiental, térmico ou de manejo, em que os animais são mais sensíveis aos efeitos adversos das micotoxinas. É especialmente eficiente para animais de alto desempenho, como ruminantes, aves e suínos.
O principal objetivo do produto é mitigar os efeitos das micotoxinas e outras toxinas, promovendo a saúde animal e melhorando os parâmetros zootécnicos. O formato líquido para administração através da água potável facilita a ingestão dos componentes ativos para um efeito de alívio rápido. Além disso, o produto é totalmente solúvel em água nas doses recomendadas, o que facilita sua distribuição na água de bebida dos animais (ver figura 3).
BIŌNTE® QUIMITŌX® LIVŌX® oferece uma solução única para neutralizar os efeitos adversos das micotoxinas na saúde animal. Com a sua composição à base de extratos naturais, com alta capacidade antioxidante, função hepatoprotetora e suporte à integridade intestinal; posiciona-se como um aliado essencial na promoção da saúde, no bem-estar e no desempenho dos animais na agroindústria.
A empresa que fornece soluções eficazes contra as micotoxinas.
Calle México, 33. Polígono Industrial Tecnoparc.
43204 Reus (Tarragona) - España
Dados de contato
E-mail: bionte@bionte.com
Telefone: +34 977 317 111